Guilherme  Francisco

Guilherme Francisco

BANCA. Banco Nacional de Angola assegura, ao VALOR, ter respondido ao pedido de licencimento do banco, mas promotores negam ter recebido qualquer decisão e afirmam que procederam aos ajustes exigidos pelo regulador.

REPORTAGEM. Desde o início da construção em 2008, as obras nunca pararam mesmo com o aperto causado pela crise económica. Já na fase de conclusão, o maior centro comercial de Angola espera abrir as portas dentro de três anos.

TELECOMUNICAÇÕES. Operadora argumenta que atribuição de licença é condição primeira para a concretização de investimentos.Consultas ocorrem com o regulador, mas ministro afirma que processo está dependente das empresas.

TRIBUTAÇÃO. Dois economistas e um jurista entendem ser tempo de o Estado revolucionar o fisco, com a cobrança de impostos aos negócios no digital. Empreendedores não concordam e alertam para o contexto económico e falta de condições. Em África, há exemplos pioneiros entre os quais o Quénia e o quase vizinho Zimbábue.

COMUNICAÇÃO. Profissionais da comunicação identificam quebra de promessa do palácio e analista social fala de “divórcio” entre o Presidente e a imprensa. Fonte da Cidade Alta explica, no entanto, ausência de colectivas com a pandemia, mas vários encontros do Presidente colocam em causa a justificação.