Guilherme  Francisco

Guilherme Francisco

IMOBILIÁRIO. Aumento da inflação elevou a renda dos imóveis, apesar da estagnação das vendas. Apima leva proposta à mesa do Executivo para tentar salvar o sector.

INFRA-ESTRUTURAS. Governo prevê construção de 40 viadutos em Luanda, mas apenas nove foram concluídos por culpa da crise. Projectos suscitam, no entanto, críticas dos experientes engenheiros William Paulo e António Venâncio. Ambos sugerem desinvestimento nestas infra-estruturas.

Imobiliário. Contratos de transferência de titularidade de imóveis nas centralidades construídas pelo Estado são celebrados por inquilinos, sem condições de continuar a pagar a renda resolúvel, com o auxílio de funcionários do Fundo de Fomento Habitacional (FFH), revelam intermediários. FFH nega conivência, no entanto não descarta reconhecimento dos contratos pelo cartório.

 

PRODUÇÃO NACIONAL. Falta energia, água, iluminação pública e vias de acesso na Zona Económica Especial e Pólo Industrial de Viana, tidos como motores para a diversificação da economia. Entre velhas promessas, MEP remete-se ao silêncio, enquanto IDIA diz estar dependente do aval do Presidente da República, para dar vida aos Pólos. Por sua vez, economista antevê desinvestimento privado pela falta de condições.