Agricultura no país é dominada em 91,5% pelas famílias
RELATÓRIO. Dados constam do Anuário Estatístico da Agricultura publicado pelo Instituto Nacional de Estatística que indica que, no período, a área total de produção colhida nas explorações agrícolas familiares e de exploração empresarial foi de 21,038 milhões de hectares.
Nos últimos cinco anos, foram cultivados mais de 23,381 milhões de hectares em todo país, no conjunto das cinco fileiras das culturas (cereais, raízes e tubérculos, leguminosas e oleaginosas e fruteiras e hortícolas), com o sector agrícola familiar a responder por 91,5% do total da produção, muito acima dos 8,5% do segmento empresarial.
Os dados constam do Anuário Estatístico da Agricultura publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) que indica que, neste período, a área total de produção colhida nas explorações agrícolas familiares e de exploração empresarial foi de 21,038 milhões de hectares, o que representa 90% da área total semeada. Já a área semeada e não colhida corresponde a 2,343 milhões de hectares, o que representa 10% do total de área semeada.
Observando a situação a nível nacional (familiares e empresariais), lê-se no documento, as culturas dos cereais destacam-se na área semeada com 53,1% e colhida com 54,4% ocupando a primeira posição, e 12,2% na produção nacional ficando em terceiro lugar. A taxa de crescimento nas duas explorações agrícolas (na área semeada, colhida e produzida) foi de 1,1%, 1,4% e 5,3% respetivamente.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública