Angola mais pacífica, mas ainda está longe de ser seguro
SEGURANÇA. Estabilidade angolana encontra-se ameaçada pelos conflitos na República Democrática do Congo, um factor relevante no crescimento económico e tido em conta pelos investidores. É um alerta do Instituto para Economia e Paz.

Angola melhorou a posição no Índice Global da Paz, uma importante plataforma do Instituto para Economia e Paz (IEP), com potencial para influenciar na decisão dos investidores estrangeiros. Apesar disso, Angola desceu 14 lugares, ao abandonar a 84ª posição, ocupada em 2023, para se fixar na 72ª, no ano transacto.
A descida resultou de um crescimento de 41 pontos, chegou agora nos 2.043 pontos, deixando os 2.002 pontos. Com esta pontuação, o país mantém-se na posição considerada de nível de ‘paz média’, onde também se encontram as vizinhas Zâmbia (posição 57º), Namíbia (62ª) e República do Congo (110º). Entretanto, a segurança continua a correr altos riscos devido a ameaças a que os conflitos da República Democrática do Congo (na cauda do índice, na 158ª posição) representam.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
João Lourenço revela que já pensou no perfil do seu sucessor depois...