APESAR DE SER ILEGAL, SITUAÇÃO É REGULAR

Empresas violam a lei e depositam lixo industrial em zonas proibidas para evitarem custos

07 May. 2025 Economia / Política

RESÍDUOS. Responsáveis empresariais afirmam desconhecer a presença de resíduos em zonas impróprias e atiram a responsabilidade às firmas que fazem a recolha. Administração da Zona Económica Especial acusa empresas de estarem a “fugir” do pagamento da recolha.

Empresas violam a lei e depositam lixo industrial em zonas proibidas  para evitarem custos

Apesar de a Lei do Ambiente estabelecer as regras gerais relativas à gestão de resíduos produzidos pelas indústrias, várias empresas em Luanda e nova província do Icolo e Bengo têm encontrado zonas não autorizadas para depositar resíduos de grande volume, para “evitarem custos de tratamento e destinos adequados”.

O Valor Económico verificou, no Polo Industrial de Viana e na Zona Económica Especial Luanda-Bengo, a existência de lugares escondidos, onde constantemente indústrias não poupam esforços quanto ao depósito de resíduos, incluindo restos de misturas químicas.

É o caso da Fabrimetal, do MMD Steel Business Group, que se destaca no fabrico de varões de aço, placas, etiquetas metálicas e adesivas para indústria. 

Embora tenha o resto de produção recolhido por uma empresa de recolha lixo, parte dos resíduos são depositados em um terreno baldio, produzindo quantidades variadas de substâncias tóxicas.

Já a Yacolor, uma indústria que fabrica pladur, entre outros materiais de construção, operando na ZEE, é outra empresa que tem o resto de produção e resíduos amontoados numa zona não autorizada por lei.  

Restos de produção e plásticos da Basel Angola - Sociedade de Detergentes S.A., empresa que se dedica ao fabrico de produtos de limpeza, como detergentes, sabão líquido e lixívia, com as marcas Últra, Ama, Glória e Lava, são encontrados, tanto na Zona Económica Especial como no Polo Industrial de Viana, em zonas baldias, formando uma enorme quantidade lixo. 

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.