António  Vieira

António Vieira

Ex-director da Cobalt Angola

Uma vez mais, a montanha pariu um rato. Uma mão cheia de blocos em terra, para os letrados cá do burgo ‘onshore’, foi posto a disposição para a exploração de petróleo e gás, e falhou. O licenciamento falhou no seu propósito de atrair empresas multinacionais de exploração e producção de petróleo e gás de nível júnior. Uma empresa júnior, entenda-se, é uma produtora com vários blocos de exploração e que produza uns milhares largos de barris de petróleo por dia. Qualquer empresa júnior de petróleo e gás produz petróleo e/ou gás.

 

ECOSSISTEMA. Estudo de dez regiões de coral em todo o mundo mostrou que “os  eventos de branqueamento dos corais devido ao aumento da temperatura da superfície do mar foram o principal factor de perda de coral”.

Há exactamente duas semanas, deixei por aqui a minha opinião sob o titulo ‘Melhorar a Educação em Angola Agarrando o Toiro pelos Cornos’. Não tendo qualquer outra intenção que seja diferente do bem ensinar e dum futuro para a nossa criançada deixei para quem pensa e entende esta língua em que nos comunicamos a ideia de encerrar o ensino primário por um ano. Durante essa pausa, ir-se-iam treinar os professores para que daí para a frente o ensino primário passasse de 5% de eficiência teórica para 90% de eficiência prática.

X