Investimento no sector não petrolífero cresce, mas petróleo mantém peso de 94,2% no IDE
BALANÇO. Quanto ao sector petrolífero que se vem debatendo com várias oscilações no cenário internacional, com impacto no investimento, o crescimento no primeiro trimestre foi de apenas 5% para os 2.169,6 milhões de dólares.
O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) no sector não petrolífero voltou a superar a fasquia dos 100 milhões de dólares no arranque de um ano, ao situar-se nos 133,5 milhões de dólares no primeiro trimestre, mais 10,97%, face aos 121,4 milhões do período homólogo.
É a terceira vez, desde a chegada de João Lourenço ao poder, que o sector não petrolífero abre os primeiros três meses do ano a contabilizar investimentos acima dos 100 milhões. Comparativamente às outras duas vezes, os números deste ano, que representam 5,8% do total do IDE, estão ligeiramente abaixo dos 141,1 milhões contabilizados em 2019 e mais afastados dos 171,7 milhões de 2021.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública