Redução da produção petrolífera “complica” recuperação económica
O departamento de estudos económicos do Standard Bank considerou hoje (23) que Angola está a enfrentar "severos ventos contrários" e apontou que a redução na produção petrolífera está a complicar a recuperação económica.

"A economia angolana continua a enfrentar severos ventos contrários, contraindo 7,4% no segundo trimestre deste ano, depois de uma contracção de 4,7% no primeiro trimestre em termos homólogos", escrevem os analistas.
Numa nota enviada hoje aos investidores, os analistas dizem que o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano "parece estar encaminhado para cair mais do que os 0,1% do ano passado e os 2,6% de 2016"
. "Dada a tendência de declínio na produção de petróleo, que caiu para 1,54 milhões de barris diários em Março e 1,43 milhões em Junho, de uma média de 1,66 em 2017, isto não devia constituir uma surpresa", argumentam os economistas do Standard Bank.
"A redução na produção de petróleo é um factor fundamental que está a complicar a recuperação económica e a normalização da oferta de moeda estrangeira no país", concluem.
A recessão que se verifica em Angola desde 2016 agravou-se no primeiro semestre deste ano, em que a actividade económica teve uma quebra média de 6,05%, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados na semana passada.
João Lourenço revela que já pensou no perfil do seu sucessor depois...