Guilherme  Francisco

Guilherme Francisco

Lança críticas aos cálculos do Instituto Nacional de Estatística sobre o PIB, inflação e produção nacional, e alerta o Executivo de que não se pode fazer 'festa' com a subida do preço do petróleo porque o país pode ficar sem reservas depois do mandato do próximo Governo. Heitor de Carvalho, economista e director do Centro de Investigação Económica da Universidade Lusíada de Angola (Cinvestec), defende a fixação de uma taxa de câmbio estável com base na produção e produtividade nacional e não no mercado internacional.

Foi impedido de concorrer ao concurso público para a alienação de uma fábrica de tintas pertencente à Sonangol, sob o pretexto de ter chegado tarde. Empresário há 30 anos e presidente da Associação dos Empreendedores de Angola (AEA), Jorge Baptista lamenta a normalização de favoritismos em benefício de certas empresas do interesse do Governo e acredita que a corrupção não terá fim com João Lourenço.

 As trabalhadores da empresa pública de telecomunicações podem começar a paralisar os serviços mínimos a partir desta semana. O secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios, Telecomunicações e Afins de Luanda, Lourenço Francisco Afonso, refere que a administração não demonstrou até ao momento qualquer abertura ao diálogo e que nos próximos dias a notificará juntamente com o ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social sobre a declaração de paralisação total.