Banca. BPC e Millennium-Atlântico são os mais visados pelo número de queixas. Dinheiro vai desaparecendo pelos multicaixas. Tendência tem sido de subida, apesar de o BNA não revelar números desde o ano passado. Associação de consumidores admite recorrer a tribunais.

Guilherme Francisco
IMOBILIÁRIO. Falta de uma lei de alienação fiduciária é um dos factores de insucesso do crédito à habitação, no âmbito do aviso 9 do Banco Nacional de Angola (BNA). Governo prometeu só colocar para aprovação na Assembleia Nacional no próximo ano.
Trabalho. Funcionários tiveram, nesta terça-feira, 27, último dia para apresentar ‘voluntariamente’ a rescisão contratual. Administração do banco prepara-se, no entanto, para começar a despedir em massa fora do acordo apresentado.
“Os ‘reportes’ da Arseg são piores que os da AGT”
Crítica a Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (Arseg) por exigir às seguradoras que entreguem ‘reportes’ trimestrais sem que tenham as contas fechadas. Lamenta a existência de contratos com base em ‘favoritismos’, do modelo da extinta AAA, e não poupa as petrolíferas, acusando-as de “manipularem e influenciarem”. Ana Cristina Sousa Costa também censura a forma pouco pedagógica da AGT pelas falhas recorrentes do sistema informático que acaba por penalizar os contribuintes.
Na CPLP Angola continua na cauda do IDH
DESENVOVLIMENTO. Instituições não estão a corresponder às necessidades. Há cada vez mais cidadãos inseguros, segundo o PNUD.
Jornalista do Valor Económico vence Prémio Catoca