DENSIVESTIMENTO. Gestora revela razões que levaram ao encerramento da fábrica de processamento de peixe em Cacuaco. E também os motivos do cancelamento do contrato de privatização de duas unidades no âmbito do Propriv.

Guilherme Francisco
Em Agosto de 2017, quando João Lourenço foi empossado Presidente da República, diante da Constituição e dos angolanos, disse que o combate à corrupção seria a principal bandeira da sua governação e que iria colocar termo aos actos de impunidade e nepotismo assim como reformar o sistema judicial. Mas a prática de governação revelou-se diferente.
REPORTAGEM. Falta de tudo nos tribunais e secções da Procuradoria-Geral da República. Desde computadores, passando por cadeiras aos consumíveis. Oficiais de justiça imprimem documentos sensíveis em cyber cafés e fazem diligências de táxi por conta própria. Crise no poder judicial deve galgar em proporções este ano, com paralisações gerais.
INVESTIMENTO. Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações regista centenas de projectos, mas iniciativas concretizadas não atingem os 15%. Estrangeiros continuam a liderar em relação às origens dos projectos e Luanda em relação ao local de aplicação dos investimentos.
Quase um ano depois de o Standard Chartered anunciar a saída do mercado angolano, o processo de encerramento definitivo da operação está em fase de conclusão. Segundo uma fonte do Valor Económico ligada à instituição, a previsão é de fechar o banco até meados do segundo semestre do corrente ano.
Quando a diplomacia jornalística encontra a realidade