ORÇAMENTO. Apesar da queda de 17% das receitas no primeiro trimestre, em consequência da volatilidade do preço do petróleo, Governo continua a canalizar mais dinheiro para o sector da Defesa e Segurança em detrimento do social.
Guilherme Francisco
De malas feitas para sair de Angola, Marcos Souto, representante do FMI, em exclusivo ao Valor Económico, mostra-se triste com a gritante pobreza, cujo nível diz nunca ter visto nos países em que passou. Acredita que, se o Governo angolano não implementasse as recomendações do Fundo, a crise económica actual seria pior. E defende a necessidade de o Governo melhorar o ambiente de negócio e pautar por uma alocação de recursos eficiente.
REGULAÇÃO. Após instituições financeiras entenderem os princípios de ESG serão obrigadas a publicar regularmente o reporte. Actualmente apenas três, dos 23 bancos em actividade no mercado, divulgam as acções desenvolvidas.
Privatizações. Dinheiro transferido para os cofres da Sonangol é o dobro do arrecadado directamente pelo Tesouro Nacional. Governo muda de modalidade de alienação de activos para reaver imediatamente o dinheiro. No primeiro semestre de 2023, o Propriv fechou em queda acima dos 98%.
BOLSA. Bodiva foi impulsionada pela venda de carteira de títulos, sobretudo a do BNA estimada em 352,9 mil milhões de kwanzas. Banco central mantém tendência de ‘empurrar’ a bolsa angolana para fechar resultados com positivos.









O Choro do "Xadrezista"