ANGOLA GROWING
Valor Económico

Valor Económico

Governo, no ano passado, regularizou 361,869 mil milhões de kwanzas, resultante da elaboração de 370 acordos de regularização celebrados entre o Ministério das Finanças e as empresas credoras. Do total de acordos, 282 foram homologados em 2022, no valor de 330,217 mil milhões, e 88 acordos homologados em 2021, pagos parcialmente no respectivo ano, mas com remanescente liquidado em 2022 no valor de 31,652 mil milhões.

Formado no Brasil, professor universitário em Luanda, Francisco Esteves não esconde que gostaria de ver algumas políticas brasileiras a serem repetidas em Angola. Por exemplo, na aposta na agricultura e na contestação ao FMI. Crítico da opção governamental de recorrer ao Fundo, o professor de economia não tem dúvidas de isso só serve para se empobrecer ainda mais. Em 2025, vai lançar um livro em que defende uma mudança da Constituição de forma a dar mais força ao poder judicial. Francisco Esteves não tem dúvidas de que Angola vive em crise há seis anos, de que o “sector privado está morto” e que o actual Governo obedece a ordens ditadas do estrangeiro. Por isso, confessa, sentir medo.

O volume das exportações petrolíferas angolanas registou um recuo de 9,47% em comparação ao período homólogo, fixando-se em 94 milhões de barris. Em comparação ao primeiro trimestre do ano, quando foram exportados 87,92 milhões de barris, regista-se, entretanto, um aumento de 6,71%.