CNE
Em filiais, participantes e participadas

Investimentos da Sonangol continuam com indícios de perdas

ACTIVOS PÚBLICOS. Petrolífera marca presença em dezenas de empresas, como resultado da sua participação no fomento empresarial. Estatal não faz, entretanto, qualquer esclarecimento sobre o financiamento para a construção da Fábrica de Cimento do Kwanza Sul.

Investimentos da Sonangol continuam com indícios de perdas

Os investimentos da Sonangol em empresas participadas e com participações continuam a carecer de transparência e com “indícios de perdas” tanto financeiras como de titularidade para a petrolífera. Esta é, pelo menos, a leitura que alguns observadores fazem do parecer do auditor externo no relatório e contas da companhia petrolífera ao exercício de 2021.

Segundo a KPMG, na rubrica “investimentos em subsidiárias e associadas e outras empresas”, a Sonangol inclui “o montante de 1 395 609 887 milhares de kwanzas relativo a participações financeiras com indícios de perda de valor”. E na “rubrica de contas a receber inclui o montante de 13 874 525 milhares de kwanzas relativo a saldos a receber de empresas participadas directa e indirectamente também com indícios de perda de valor”.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.