KWENDA: OS EFEITOS E INDIRECTOS DO PROGRAMA QUE PROTEGE MILHARES DE ANGOLANOS

O KWENDA, Programa de Fortalecimento da Protecção Social implementado em Angola desde maio de 2020, promete gerar impactos profundos e duradouros nas diferentes dimensões da sociedade angolana.

Com a potencialidade de beneficiar mais de 1,5 milhões de famílias, o programa destaca-se não apenas pelas suas transferências sociais monetárias, mas também pelos efeitos directos e indirectos nas áreas de segurança alimentar, inclusão política e investimento em capital humano.

KWENDA: OS EFEITOS E INDIRECTOS DO PROGRAMA QUE PROTEGE MILHARES DE ANGOLANOS

Desenvolvimento de Políticas Inclusivas

Politicamente, o KWENDA apresenta-se como um instrumento crucial para o desenvolvimento de estratégias políticas inclusivas. Ele fortalece a confiança nas instituições e estimula o engajamento cívico. Com a criação de um banco de dados abrangente, o projecto fornece informações concretas que serão indispensáveis na formulação de políticas de protecção social eficazes e adaptadas às reais necessidades da população. Acesso à informação e à educação é fundamental para assegurar que todos os cidadãos possam participar activamente nas decisões que afectam suas vidas.

Investimentos em Capital Humano

Os impactos indirectos do KWENDA são igualmente significativos. O programa abre portas para novos investimentos em capital humano, focando na educação e na saúde. Ao aumentar o acesso à educação e melhorar a nutrição das crianças, o KWENDA aspira não só garantir um presente melhor para a população, mas também uma base sólida para um futuro promissor. A educação de qualidade e a saúde adequada são cruciais para o desenvolvimento sustentável e para quebrar o ciclo da pobreza.

Abordagem Integrada e Abrangente

A implementação do KWENDA é coordenada pela Comissão Intersectorial presidida pela Ministra de Estado para a Área Social e tem como agente de implementação o FAS - Instituto de Desenvolvimento Local. O programa está configurado para abranger todas as províncias de Angola, alcançando 18 províncias (antes da introdução das novas províncias), 94 municípios e 328 comunas, com um abrangente apoio de 15.375 aldeias e bairros. Esta acção integrada é vital para garantir que os benefícios cheguem a todos, especialmente às comunidades mais vulneráveis.

Desafios e Futuro

Desde o início da sua implementação, o KWENDA tem encontrado diversos desafios. Contudo, a sua capacidade de adaptação e a constante formação de técnicos especializados têm sido fundamentais para o sucesso do programa. O projecto de inclusão produtiva, que já envolveu 25.324 beneficiários em acções de desenvolvimento, demonstra a eficácia da iniciativa em criar oportunidades de emprego e renda.

Previsto para se encerrar em Abril deste 2025, o KWENDA é uma oportunidade ímpar para Angola, que, através da colaboração entre o Governo e os seus parceiros, pode assegurar um futuro onde a segurança alimentar, a inclusão social e o impulso ao capital humano estejam garantidos para todos.

Com um compromisso firme e acções contínuas, o KWENDA pode ser a chave para transformar a vida de milhões e reformular a trajectória social e económica de Angola. Que esta iniciativa seja apenas o começo de um futuro mais próspero e justo para todas as famílias angolanas.