SÃO TODOS JOVENS

Mais de 90% dos desempregados dedicaram mais tempo aos afazeres domésticos

Cerca de 93% dos jovens angolanos, com idade compreendida entre os 15 aos 17 anos, dedicaram-se a afazeres domésticos e prestação de cuidados à família, segundo o relatório sobre o “módulo uso do tempo, indicadores de emprego e desemprego e inquérito ao emprego” referente ao quarto trimestre 2022, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Mais de 90%   dos desempregados  dedicaram mais  tempo aos afazeres  domésticos

 Na falta de emprego também 92% dos jovens de 15-24 anos dedicaram-se mais aos afazeres domésticos e prestação de cuidados à família. Esta franja prestou, em média por semana, 13h:48 a pelo menos uma actividade doméstica e prestação de cuidados à família no seu próprio agregado familiar ou no agregado de outrem. As mulheres dedicaram mais horas semanais à actividade doméstica não remunerada e prestação de cuidados à família, perfez um total de 17h:03, enquanto os homens dedicaram 9h:24 por semana.

A maioria dos jovens que se concentraram nos cuidados da família nunca frequentou a escola ou a alfabetização (94,1%), os restantes têm o ensino primário, ensino superior e secundário. 

O mesmo não se observa na população com 15 ou mais anos empregada, dedicou menos tempo aos afazeres domésticos. As mulheres dedicaram mais de 10 horas semanais nos afazeres domésticos nos seus próprios agregados familiares, ou nos agregados familiares de outrem. Já os homens empregados dedicaram o seu tempo aos afazeres domésticos entre duas e menos de quatro horas semanais.