ANGOLA GROWING

Negócio dá lucros de 60 mil milhões

AVIAÇÃO.O preço baixo do petróleo contribuiu para os lucros recordes na aviação. O número de passageiros também subiu para 6,4%, mas África ficou-se pelos 0,1%.

 

As principais companhias aéreas lucraram mais de 60 mil milhões de dólares o ano passado, de acordo com os dados divulgados pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). Estes números significam também uma subida em relação a 2014, de 6,4% no número de passageiros e 42,9% nos lucros, o que se explica com a baixa do preço do petróleo que se fez sentir sobretudo em 2015.

Em todo o mundo, mais de 3,5 mil milhões de passageiros terão usado os voos regulares. Só as ‘low-cost’, companhias que praticam preços baixos, transportaram mais de 950 milhões de pessoas, o que representa já 28% do total dos passageiros. Mas este aumento não é uniforme. Por exemplo, África só cresceu 0,1% no número de passageiros, enquanto os países do Médio Oriente registaram uma subida de 13,8%. A Europa teve uma subida superior aos 4,3% , o que representa 307 milhões de passageiros, mas só foram contabilizadas as 22 maiores companhias e os dados são da Associação das Companhias Aéreas Europeias (ACEA). No caso europeu, é uma subida que não se verificava desde 2011.

Os lucros representam um novo recorde na indústria. No entanto, um terço destes resultados pertence apenas às companhias norte-americanas que, além do preço do petróleo, beneficiaram pelo facto de terem um dólar forte.

A OACI regista que houve uma “maior atracção de passageiros” o que permitiu às empresas também ter uma “maior flexibilidade” para baixarem as tarifas.

A organização internacional analisou dados de mais de 1.400 companhias aéreas comerciais, 4.130 aeroportos e 173 prestadores de serviços. A OACI sublinha que o tráfego aéreo “continua a desempenhar um papel decisivo no estímulo ao crescimento do turismo e do comércio”.

As estimativas apontam para que actualmente mais de metade dos turistas use o transporte aéreo e cerca de 35% do comércio mundial em valor é feito por avião.

 

ALTERNATIVA BAIXA

As companhias ‘low cost’ também aumentaram significativamente a sua importância. Uma tendência que se tem sentido nos últimos anos e que 2015 veio consolidar. A OACI regista que os 950 milhões destes passageiros deram “um importante contributo para o crescimento” do negócio da aviação. Para 2016, a organização prevê uma “nova descida nos preços do petróleo aliada a uma melhoria económica” o que “deverá permitir que o tráfego de passageiros e o lucro continuem a rota ascendente”.

Na Europa, os mais de 307 milhões de passageiros representam uma taxa de utilização de mais de 77%. O aumento é mais significativo nos voos domésticos e são números que entusiasmam a direcção da ACEA.

Na União Europeia, a indústria da aviação emprega mais de dois milhões de pessoas e vale 150 mil milhões de dólares, segundo dados da Comissão Europeia. Por outro lado, não há dados concretos sobre o volume de negócios em África, especialmente porque o aumento residual de passageiros está ligado à presença de grandes companhias europeias, norte-americanas e asiáticas que têm licença para circular pelo continente.

 

AS 10 MELHORES...

Qatar Airways (Qatar)

 Singapore Airlines (Singapura)

Cathay Pacific (China)

Turkish Airlines (Turquia)

Emirates (Emirados Árabes Unidos)

Etihad Airways (Emirados Arábes Unidos)

ANA All Nippon Airways (Japão)

Garuda Indonesia (Indonésia)

EVA Air (China)

Qantas Airways (Austrália)

 

...E AS PIORES DE 2015

de 2015 l Air Koryo (Coreia do Norte)

 Bahamasair (Bahamas)

 Biman Bangladesh ( Bangladesh)

 Bulgaria Air (Bulgária)  China United Airlines (China)

 Cubana Airlines (Cuba)  Iran Air (Irão)

 Lion Air (Indonésia) Mahan Air (Irão)

 Nepal Airlines (Nepal)

 

Fonte: Skytrax