COMÉRCIO. Alguns dos ‘gigantes’ membros da OMC estão a pressionar Angola por causa de um decreto aprovado em 2019. Mas o país insiste e quer impor restrições de importação a 54 produtos, apesar de um documento interno do Ministério do Comércio e Indústria alertar para os perigos, entre os quais, aumento dos preços, falência de empresas e escassez de produtos.
Isabel Dinis
Presos: Governo liberta 42,2 mil milhões de kwanzas
O Presidente da República, João Lourenço, autorizou a abertura de um concurso público para fornecimento de bens alimentares para o Ministério do Interior e reclusos de todo o país.
A maioria dos empregados em Angola trabalhou o ano passado com contratos de trabalho feitos apenas de forma verbal. Este número está estimado em 58,7 de 60%. Sendo que apenas 41,3 dos empregados tinha o contrato escrito.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) estima que cerca de três em cada quatro angolanos trabalhavam em alguma actividade não formal, o que representa 74, 5% do número da população activa, cujo total está estimado em 9,9 milhões de pessoas.
O ano passado a agricultura, a produção animal, a caça, a floresta e a pesca são os sectores que mais empregam. No seu conjunto, têm 5,2 milhões de trabalhadores, o que representa 53,1% do total de número de empregos em Angola. O comércio a grosso e a retalho, reparação de veículos automóveis e motociclos representam 18,0%.
Gemcorp posiciona-se para a compra da Unitel, BFA e mais activos