ANGOLA GROWING
Emídio Fernando

Emídio Fernando

RESILIÊNCIA. Nasceu pobre. Enfrentou a violência e fintou a estatística brasileira que coloca a população de origem africana no ‘rés-do-chão’. Criou o Movimento Black Money que ajuda os afrodescendentes a vingar na vida, através do empreendedorismo e da formação. Hoje, é das negras mais influentes do mundo.

PETRÓLEO. Trabalhadores dos petróleos apelam à alteração dos valores das pensões. Vão enviar uma carta ao Governo, em que demonstram como têm sido prejudicados ao longo dos anos. Recebem cinco mil dólares mensais, mas em kwanzas. Desvalorização da moeda, dizem eles, atiram-nos para a pobreza. 

LIDERANÇA.  Educação, saúde, transparência, dívida pública, ameaças, corte de combustíveis, pandemia da covid, alterações climáticas, empoderamento feminino e empreendedorismo. Não há temática mundial, dos nossos dias, que não tenha passado pelo ‘crivo’ desta economista nigeriana. Mas também cedências políticas aos EUA. Alguns destes temas até se cruzam com preocupações angolanas.

SUCESSO. Três irmãos dedicaram-se ao arranjo de carros. O pai, relojoeiro, deu um ‘empurrão’. Emigração para os EUA fez o resto, apoiando ideias. Nascia assim um dos fabricantes de automóveis de sucesso mundial.

FORTUNA.Começou na escola a imitar colegas do ensino primário a fazer desenhos. Na juventude, já era ‘estrela’ da banda desenhada, com sucesso mundial. ‘Bonecos’ ajudaram a criar um ‘monstro’ empresarial que vale mais de 55 milhões de dólares. Morreu em Março.