Valor Económico

Valor Económico

O construtor automóvel Renault vai fazer revisão, na Europa, a 10 mil unidades do modelo elétrico Zoe, devido a um problema na montagem de uma roda, noticiou a agência Efe, citando fonte da marca francesa.

São veículos que foram fabricados até ao passado dia 6 de outubro de 2015. Os proprietários serão contactados pela marca para uma revisão gratuita. Um porta-voz da filial espanhola da Renault explicou que se trata de um problema que não afecta a segurança do veículo.

O empresário raptado há 19 dias, em Braga, Portugal, tinha passado activos da empresa que geria e que faliu, bem como bens imóveis, a um outro homem para os esconder dos credores.

Uma das entregas de créditos, de uma outra grande empresa de Braga, atingiu um montante de 700 mil euros (cerca de 800 mil dólares). A este valor acresce, entre outros, um automóvel e outros bens imóveis, que nunca lhe foram devolvidos pelo receptor, embora, segundo familiares, ambos tenham combinado que continuariam a ser propriedade do sequestrado.

A governadora provincial da Lunda-Sul, Cândida Narciso, defendeu ontem, terça-feira, em Saurimo, que desenvolver a participação da força de trabalho da mulher, reduz a pobreza e a fome, bem como contribui para o crescimento da economia nacional.

Ao intervir na cerimónia de abertura da conferência provincial sobre o empoderamento económico da mulher, que decorre na cidade de Saurimo, disse que as mulheres têm ainda inúmeros desafios a enfrentar no sector da economia, desde a escassez de recursos humanos qualificados, além da exiguidade de recursos financeiros para a implementação de programas de igualdade de género.

Só assim, prosseguiu, se explica o facto de até ao momento a maioria das mulheres desenvolverem apenas micro-negócios, maioritariamente de forma ambulante e informal, orientados única e exclusivamente para a sobrevivência.

A ministra das Pescas, Victória de Barros Neto, está convencida de que as zonas costeiras “podem contribuir” para a diversificação da economia do país, por serem “ricas em quase todas as espécies marinhas”.

A governante, que falava na cerimónia de inauguração do centro regional de fiscalização pesqueira e da aquicultura, afirmou que “o mar angolano é vulnerável à acção do homem”, e apelou para um “combate cerrado à pesca ilegal”. “Muitas destas zonas são lugares de reprodução das espécies, o que atrai muitos pescadores ilegais.

O centro regional de fiscalização pesqueira e da aquicultura inaugurado hoje é o sexto do país, tendo já sido inaugurados os centros das províncias de Benguela, Namibe, Zaire, Cabinda e Kwanza-Sul. O último será na província do Bengo, cuja inauguração está prevista para este ano.

O Ministério dos Transportes realiza amanhã, quinta-feira, em Luanda, um ciclo de palestras sobre Colégio de Sistemas de Informação, subordinado ao tema “Economia da Partilha “.

Segundo uma nota de imprensa do Ministério, a palestra visa, dentre outros, fomentar o estudo, a investigação e o desenvolvimento dos sistemas e tecnologias de informação no sector.

Tem igualmente o objectivo de estimular o diálogo interdisciplinar e mútuo conhecimento das práticas profissionais que concorrem para a qualidade das tecnologias e sistemas de informação.

X