ANGOLA GROWING
Valor Económico

Valor Económico

A polícia marítima está a tentar localizar uma embarcação desaparecida há mais de uma semana, com quatro pescadores a bordo, na comuna da Baía Farta, em Benguela, foi hoje (23), anunciado pelo administrador local.

800

Segundo o administrador da Baía Farta, José Ferreira, a embarcação de pequeno porte fez-se ao mar a 15 deste mês e desde então deixou de ser vista. "Confirmo o desaparecimento desta embarcação, trata-se de uma embarcação de pequeno porte, denominada Esperança, de cor verde, que se fez ao mar a 15 de Novembro, deste ano, com quatro marinheiros a bordo", disse o dirigente, em declarações à RNA.

José Ferreira salientou que a embarcação navegava nas áreas do Chamune e já foi lançado o pedido de socorro às entidades marítimas no sentido de ajudar na sua localização. "As entidades marítimas estão a trabalhar no sentido de procurarem localizar e obterem dados sobre a localização desta embarcação e queremos deixar aqui o nosso compromisso, tão logo tenhamos dados recentes iremos passar a informação", acrescentou.

A 25 de Outubro a Polícia de Guarda Fronteiras resgatou do alto-mar com vida três pescadores de uma embarcação de pesca artesanal desaparecida durante alguns dias e que foi encontrada a 60 milhas da costa em Benguela.

Trata-se do segundo caso envolvendo barcos de pesca artesanal naquela província do sul de Angola, em poucos dias, depois de uma outra ter naufragado ao largo do Lobito, com cinco pescadores a bordo. Apenas dois pescadores foram resgatados com vida nos dias seguintes.

Um destes deu à costa ao fim de dois dias no interior de uma arca frigorífica e outro foi resgatado por um navio de pesca da Namíbia já em alto-mar. Estes incidentes estão relacionados com a forte agitação marítima que se regista na região.

O ex-chefe militar dos sérvios da Bósnia, Ratko Mladic, foi condenado hoje, quarta-feira (23), à prisão perpétua depois de ser declarado culpado de dez acusações de genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade pelo Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia de Haia, informou a AFP.

1572888886751

"Por ter cometido estes crimes, a câmara ordenou o senhor Ratko Mladic à prisão perpétua", declarou o juiz Alphons Orie.

O Presidente da República, João Lourenço, inicia amanhã (23), uma visita de Estado à África do Sul, para reforço de cooperação bilateral, anunciou a Presidência da República sul-africana.

026f13335 4224 4189 bead 213fa87273d5

A visita oficial vai decorrer durante dois dias, entre 23 e 24 de Novembro, e está prevista a assinatura de um acordo recíproco para supressão de vistos em passaportes ordinários, à semelhança do entendimento assinado na semana passada entre Angola e Moçambique.

Integram a comitiva de João Lourenço vários ministros e altos funcionários do Governo, bem como uma delegação empresarial que participará num fórum empresarial para discutir oportunidades de investimento e comércio entre os dois países.

A comitiva do Presidente sul-africano, Jacob Zuma, nesta recepção deverá integrar, além do chefe da diplomacia, outros dez ministros do Governo da África do Sul.

O Presidente do Irão, Hassan Rouhani, anunciou, ontem (21), numa declaração pública ao país, que o Estado Islâmico chegou ao fim.

iran election candida 759

Hassam Rouhani agradeceu, num discurso transmitido pela televisão, a todas as forças militares e políticas envolvidas “nos esforços para acabar com um grupo responsável pela maldade, miséria, destruição e assassinato.”

O Estado Islâmico, acusou o Presidente iraniano, “é um grupo terrorista que foi alimentado e armado pelas principais potências mundiais e alguns países reaccionários da região”, referindo-se aos EUA, Israel e Arábia Saudita.

Na mesma transmissão, disse que a “erradicação” do Estado islâmico na Síria foi possível graças a uma luta conjunta que contou com a ajuda e participação do Irão. “A maior parte do trabalho foi realizado pelo povo e pelos exércitos da Síria, do Iraque e do Líbano. Nós ajudamos, com base no nosso dever religioso islâmico”, sublinhou.

Na segunda-feira, o Exército sírio e aliados expulsaram o Estado Islâmico de Boukamal, última cidade nas mãos da organização terrorista, afirmou uma fonte militar. Com a perda desta cidade do leste da Síria, o Estado Islâmico só controlava algumas bolsas naquele território, depois do afundamento do seu “Califado” autoproclamado há três anos.

Depois de ter fugido do Zimbábue, Mnangagwa vai assumir o poder no país no prazo de 48 horas. O anúncio foi feito pelo responsável pela disciplina de voto do partido no poder no Zimbábue, o ZANU-PF, ontem (21).

mw 8601

Lovemore Matuke disse à agência ‘Associated Press’ que Mnangagwa, que fugiu do Zimbábue depois de ter sido afastado por Robert Mugabe, "não se encontra longe" da capital, Harare.

O dirigente político falava à AP pouco depois de o presidente da Assembleia Nacional do Zimbábue (a câmara baixa do Parlamento) ter anunciado que o Presidente, Robert Mugabe, tinha resignado ao cargo - "com efeito imediato" - após 37 anos no poder.