Entrevista. Começou a escrever aos 11 anos poemas soltos, influenciada pelo mundo mágico dos livros infantis. Hoje, com mais de 20 anos de carreira, na escrita e na música, Kamguimbo Ananáz dá conselhos. Pretende lançar um CD acústico de trovas, mas a falta de patrocínios faz repensar. Acredita que um escritor tem de ter vivência e convivência para se orientar melhor.
Valor Económico
Estado reduz despesas com viaturas de luxo
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Directores nacionais deixam de usufruir do direito a veículos de uso pessoal. A medida tomada pelo Governo visa uma “maior racionalização” das despesas públicas. Com a entrada em vigor da Lei do Património Público, o Estado passa a poupar, anualmente, cerca de nove mil milhões de kwanzas.
Reforma à espera de resultados
TRIBUTAÇÃO. A contribuição média das receitas tributárias do sector não petrolífero, entre 2011 e 2015, continua muito próxima dos números anteriores à reforma. Em termos percentuais, a evolução saiu dos 22 para os 24%, por isso, há agentes económicos que propõem caminhos alternativos ao Governo.
Custos operacionais e falta ?de uso degradam CFB
Infra-estruturas. O Caminho-de-Ferro de Benguela opera apenas a 10% da sua capacidade. A obra de reabilitação nunca foi concluída, mais de um ano após ter sido inaugurado o troço final.
Empresas ‘obrigadas’ a contratar deficientes
TRABALHO. As empresas privadas poderão ser obrigadas a contratar até 2% de deficientes, em relação ao número total de trabalhadoras. As públicas deverão ter vagas para quatro por cento. Estas exigências constam da Lei das Acessibilidades que irá a votos em breve.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública