ANGOLA GROWING
Valor Económico

Valor Económico

Os familiares e advogados do general Raul Isaías Baduel, ex-ministro da Defesa do falecido Presidente Hugo Chávez, denunciaram, na segunda-feira, em Caracas, que está "desaparecido forçadamente" desde há seis dias, noticiou a Reuters.

image content 28179152 20170304222807

A denúncia foi feita na sede da Organização de Estados Americanos (OEA), onde o advogado Guillermo Rojas, explicou que a última coisa que souberam é que a 8 de Agosto último o ex-ministro chavista foi transferido do cárcere militar de Ramos Verde para as instalações da Direção-Geral de Contra-Inteligência Militar, em Boleíta Norte, Caracas.

"Após conhecer essa informação, apresentámo-nos perante esse organismo onde afirmaram que Baduel nunca foi levado para aquele local. No entanto, alguns funcionários do Estado indicaram que poderia encontrar-se no Forte de Tiuna (principal base militar de Caracas), onde também não estava", refere o advogado, num comunicado divulgado em Caracas.

O documento explica que, "perante esta situação, foram obrigados a recorrer, no dia seguinte, ao Ministério Público, para apresentar a denúncia do desaparecimento forçado de Baduel". "O Ministério Público indicou um procurador para constatar a autenticidade da acusação, mas, desde 09 de Agosto, não tem tido resposta alguma, razão pelo que acudiram à OEA e à ONU.

Há preocupação nos familiares pelas mais de 120 horas que tem o general desaparecido", precisa. Segundo Rayrin Baduel, filha do militar, a família já recorreu a todas as instituições venezuelanas, responsáveis por oferecer uma resposta sobre a localização e o estado de saúde do pai, mas o único que têm feito é remetê-los de um para outro organismo.

"Já o meu pai estava sequestrado em Ramo Verde (cárcere militar). Voltaram a sequestrá-lo", afirma, precisando que o pai foi detido em março último, quando se apresentou voluntariamente a um tribunal do Estado de Arágua "e é contrário a detê-lo de maneira arbitrária, também foi tirado do cárcere com rumo desconhecido".

Em declarações aos jornalistas, recordou que o seu irmão, Raul Emílio Baduel, está preso desde há três anos e cinco meses e que foi condenado a oito anos de prisão por participar num protesto da oposição em 2014, na cidade de Maracay (100 quilómetros a leste de Caracas).

A mulher do general, Cruz Maria de Baduel, insiste que o marido foi aconselhado a fugir do país, mas insiste em ficar "porque a democracia na Venezuela deve ser restituída nalgum momento" e porque "não tem motivos para esconder-se".

Raul Isaías Baduel é um militar e político venezuelano que em Abril de 2002 dirigiu a operação cívico-militar que restituiu o poder ao falecido Presidente Hugo Chávez, durante os acontecimentos que o afastaram temporariamente do poder.

Um temporal, com vento e chuva forte, sentido hoje (15) no sul do Chile deixou 400 mil pessoas sem electricidade, segundo fontes oficiais citadas.

1427329818 263707 1427329890 noticia normal

O Gabinete Nacional de Emergência (Onemi) do Chile, assinalou hoje que as regiões de La Araucanía, Biobío, Los Lagos e Los Ríos foram as mais afectadas pelas fortes chuvas e ventos, que sopraram até 80 quilómetros por hora, noticiou a agência Efe. As condições meteorológicas causaram inundações dos caudais fluviais e consideráveis danos nas casas.

Segundo o Onemi, o corte de electricidade deveu-se à queda de árvores sobre os cabos eléctricos. En La Araucanía pelo menos 120 mil pessoas estão sem electricidade e as autoridades declararam alerta amarelo.

A chuva fez subir "perigosamente" o caudal do rio Curanilahue - onde há dois meses, na localidade com o mesmo nome, mais de um milhar de residências ficaram danificadas pelos temporais - o que levou o Onemi a declarar alerta vermelho.

O processo de inscrições de casas dirigida a empresas públicas e privadas, dos projectos habitacionais do Estado, arrancam hoje (15), em Luanda, Bengo, Benguela, Huíla e Namibe.

kilamba 2 fase 10 01 65 620x414

O porta-voz da Imogestin, Mário Guerra, disse que a partir desta data as empresas poderão entregar a carta de candidatura e a documentação exigida a imobiliária. Entretanto, as empresas que pretendam aderir ao processo devem ter no mínimo, um número igual ou superior a mil trabalhadores a nível nacional, ou 250 trabalhadores a nível de Luanda ou no mínimo 100 nas províncias onde estejam em venda habitações do projecto do estado sob gestão da Imogestin.

Estas empresas não deverão ser devedoras de imposto à Administração Geral Tributária (AGT) e de contribuições à Segurança Social. Para o processo de candidaturas, as empresas deverão dirigir à direcção comercial da Imogestin uma carta de candidatura, anexando uma documentação onde conste a categoria de funções, o número de trabalhadores por categoria e o salário médio da categoria.

Por outro lado, as empresas devem também apresentar um documento de certificação emitido e selado pela AGT de que a empresa não é devedora de imposto até ao momento da candidatura.

Deverão igualmente apresentar uma certificação emitida e selada pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), de que a empresa efectuou as suas contribuições para a segurança social pelo período mínimo de seis meses imediatamente anterior à candidatura.

Poderão ainda ter acesso a estes projectos Habitacionais os reformados e pensionistas, cujos rendimentos sejam compatíveis com o valor das prestações mensais das habitações a que se candidatam. Ainda hoje a Imogestin vai proceder o auto de consignação e lançamento da centralidade de Caxito.

A centralidade do Mussungue na Luanda-Norte será entregue, hoje (15) á população daquela cidade.

lunda norte imogestin benjamin candido jaimagens 620x411

A centralidade localizada no distrito urbano do Mussungue foi concebida numa primeira fase, por cinco mil e quatro apartamentos de diferentes tipologias que vão desde T3 a T5+1 em 95 prédios de cinco andares, sendo que, os outros quatro comportam 18 pisos, os 86 com cinco e os seis prédios com nove andares respectivamente.

A nova urbanização que já acolhe 15 mil moradores, tem capacidade para albergar 30 mil e 24 famílias. Constam da urbanização infra-estruturas sociais como o hospital geral David Bernardino ‘Kamanga’ com 100 camas, escola do ensino primário, I. º e II. º ciclos de ensino ‘Eusébio Nelson’, com 50 salas de aulas, divididas em dois pisos e um centro infantil para 900 crianças.

Alguns serviços da função pública e comercial já estão à disposição dos habitantes do Mussungue. Referir que o projecto de construção foi concebido para 20 mil apartamentos que serão efectuados em quatro fases.

INFORMÁTICA. Nova funcionalidade do Windows 10 ainda está em fase de testes. Até agora, esteve quase limitada a algumas experiências em videojogos.

20839384 795812190543933 364441482 n

A Microsoft está a desenvolver um sistema de reconhecimento ocular que permite controlar o computador através do movimento dos olhos, o Eye Control. A nova funcionalidade, que, para já, está apenas em fase de teste, vai estar disponível no Windows 10 – as datas ainda não são conhecidas.

O jornal espanhol ‘El Mundo’ avança que esta tecnologia está a ser desenvolvida em parceria com a empresa de inovação Tobii. O Eye Control vai recorrer à webcam do computador para identificar a área do monitor para onde o utilizador está a olhar. Assim, este poderá, por exemplo, activar ícones ou mover o cursor com o simples movimento dos olhos.

A directora de acessibilidade da Microsoft, Jenny Lay-Flurrie, explica a importância desta ferramenta para pessoas que estão limitadas de movimentos, como o famoso físico Stephen Hawking. “Estamos incrivelmente gratos pelas parcerias com a comunidade ALS (esclerose lateral amiotrófica) e com a MND (doença neuromotora), assim como com a Tobii, pela sua participação activa e ‘feedback’ ao longo de todo o processo de desenvolvimento.

Estamos ansiosos por criar ainda mais recursos em versões futuras do nosso sistema operativo, à medida que continuamos com a nossa missão de capacitar as pessoas a conseguirem ir ainda mais longe.”

De momento, só existe uma câmara disponível no mercado que seja compatível com esta tecnologia, a Tobbi Eye Tracker 4C. No entanto, a Microsoft e a Tobii esperam que, no futuro, possam ser utilizados outros modelos de câmara.

À ‘VentureBeat’, o presidente e co-fundador da Tobii, Henrik Eskilsson, disse que, “através da integração desta tecnologia com a Microsoft, se torna possível identificar, ao longo do tempo, funcionalidades que acrescentem uma série de benefícios para os utilizadores. Esta colaboração mostra claramente o valor do Eye Control e é um grande passo na jornada de angariação de mais apoio na adopção desta tecnologia”.

Novas utilizações

O controlo do computador através do movimento dos olhos não é novidade, mas sempre foi uma experiência estranha e pouco utilizada – quase limitada a algumas experiências em videojogos ou produtos de nicho.

Hoje em dia, com a melhoria das câmaras de infravermelhos e com as lentes de alta qualidade mais baratas, em grande parte devido ao mercado telefónico em expansão, tornou-se muito mais fácil e acessível o uso desta tecnologia nas mais diversas áreas.

Ainda em declarações à ‘VentureBeat’, o presidente da unidade de negócios da Tobii, Oscar Werner, afirmou que “com esta tecnologia de análise ocular os dispositivos podem compreender melhor as nossas intenções, uma habilidade fundamental para criar uma interacção mais natural entre os seres humanos e as máquinas.”