César Silveira

César Silveira

Editor Executivo do Valor Económico

ENTREVISTA. Aconselha a definição do preço fiscal do barril do petróleo com base num cenário pessimista que permitisse explorar melhor a eventual receita excedentária. Por isso, Ivan Negro apresenta a proposta de 50 dólares como a mais indicada para a previsão do Orçamento Geral do Estado. E não tem dúvidas de que a OPEP esteja derrotada.

 

O antigo vice-ministro da Defesa revela detalhes da parceria que é hoje motivo de um conflito com Christopher Sugrue. Acredita estar a enfrentar lobistas bem posicionados que defendem os interesses do empresário norte-americano. O general queixa-se da justiça angolana e questiona a capacidade desta de investigar. Sente-se perseguido, mas lembra que sobreviveu ao ’27 de Maio’ e também vai “sair vivo desta contenda”.

 

AUTOMÓVEL. Do total de 13.347,99 milhões de dólares utilizados para a importação de mercadoria em 2017, mais de 800 milhões foram para a compra de veículos, que resulta num crescimento de cerca de 150%. No entanto, chegaram ao país viaturas no valor de 200 milhões. BNA explica diferença com compra de tractores e acessórios.

 

Apresenta, como uma das preocupações da actividade da auditoria interna, a carência de profissionais com certificação internacional e aponta o sector financeiro como exemplo no reconhecimento da importância do controlo interno. Na posição oposta, coloca as organizações públicas.

 

COMMODITY. Em termos de valores, reservas de ouro registaram um aumento de 14% devido à valorização da ‘cotação de mercado’. Na última variação, Angola passou das 593,1 para as actuas 592,1 onças.