O Ministério das Finanças aprovou a despesa de 150 milhões de kwanzas para arrendar um imóvel destinado a acomodar os serviços do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), que funcionavam no edifício localizado no Largo dos Ministérios, em Luanda. O prédio chegou a ser evacuado de emergência.
Valor Económico
Angola continua “a perder muito dinheiro” com a operação da madeira, admite o secretário de Estado da Agricultura e Florestas, João Cunha, durante a apresentação das tarefas realizadas pelo ministério em 2024.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) anunciou o desmantelamento de uma rede criminosa em Luanda, em posse de 120 mil dólares falsos. A facção pretendia introduzir as notas no mercado informal.
No ano de 2024 registou-se uma crescente inflação e perda de poder de compra. Que análise faz do sector das fábricas de materiais de construção neste exercício?
A maioria das indústrias de materiais de construção, nomeadamente as filiadas na Associação das Indústrias de Materiais de Construção, continuam a operar em cerca de 30 a 40% da sua capacidade instalada. Tem-se verificado também uma aposta significativa na melhoria dos processos produtivos e na implementação de sistemas de qualidade dos produtos produzidos localmente, o que vemos como positivo. Pretende-se igualmente que a qualidade certificada ou aferida por entidades independentes dos produtos passe a ser obrigatória.
“A taxa de inflação para 2024 vai situar-se...
Como resumiria o ano de 2024 em termos económico?
Alguns problemas severos no domínio da macroeconomia e do crescimento económico. A taxa de inflação para 2024 vai situar-se seguramente acima de 33%, atendendo ao facto de os meses de Novembro e Dezembro historicamente serem os de maior aumento dos preços por razões óbvias. O baixo nível médio das remunerações do factor trabalho (provavelmente, em termos da economia como um todo onde se inserem os sectores com melhores remunerações como a extração de petróleo e diamantes e a banca, não mais de 230.000 KZ mensais), a elevada taxa de inflação e o anormalmente alto nível de desemprego configuraram um ano económico muito difícil para a maior parte da população, sem rectaguardas ao nível da protecção e segurança social. Foi um ano muito difícil e as políticas públicas não conseguiram minorar os efeitos negativos da política orçamental e da política monetária, de natureza restritiva, a primeira por imperativos de controlo do défice fiscal e a segunda por convencimento da sua eficácia para se controlar a subida descontrolada dos preços.
Desmantelada rede criminosa com 120 mil dólares falsos